Reforma foi avaliada em 12,5 milhões de euros
Por COI
19 de outubro de 2021 / Curitiba (PR)
No domingo (17) o Comitê Olímpico Internacional (COI) inaugurou a nova sede da Academia Olímpica Internacional (IOA), localizada na antiga Olímpia, na Grécia, após uma reforma que durou dois anos. As principais mudanças ocorreram no centro interdisciplinar de educação e estudos olímpicos, e a inauguração foi feita em uma cerimônia que contou com a presença do presidente do COI Thomas Bach e a presidente da Grécia, Katerina Sakellaropoulou. O investimento feito totalizou 12,5 milhões de euros.
“Aqui, na Academia Olímpica Internacional, que fica tão próxima ao local de nascimento dos Jogos Olímpicos, os valores que prezamos serão levados a uma geração de jovens atletas, estudantes, professores ou simplesmente praticantes de esportes”, disse Thomas Bach.
Spyros Capralos, membro do COI e presidente da comissão olímpica helênica, acrescentou “o 60º aniversário da IOA é marcado pela conclusão dos trabalhos de renovação realizados ao longo dos últimos dois anos, com o apoio valioso do COI. Sem a iniciativa seria impossível realizar essas reformas, então gostaria de agradecer formalmente a Thomas Bach, bem como a todas as equipes envolvidas no projeto pelo excelente resultado. A Academia Olímpica Internacional, com seu perfil novo e renovado, continuará seu trabalho educacional sem obstáculos, visando a difusão dos valores olímpicos.”
Para o presidente da IOA, Isidoros Kouvelos, a inauguração cumpre uma visão de longa data que a gestão tinha para as instalações. “A reforma abre um novo capítulo. Sinto-me muito grato porque, desde o primeiro momento, Thomas Bach confiou na nossa visão e expressou a vontade dele em caminhar conosco e dar uma contribuição muito importante para o momento olímpico, principalmente para preparar o cominho e fortalecer o papel da IOA a serviço da humanidade.”
As reformas
A decisão de iniciar as reformas foi tomada pelo Comitê Olímpico Helênico, na qualidade de proprietário do terreno, com a aprovação do acordo tripartido em conjunto com o COI e a IOA. O objetivo principal era modernizar as instalações do centro internacional para promover a educação olímpica e abrir novas possibilidades para a IOA, como hospedar grupos de dentro e fora do movimento olímpico.
O projeto foi iniciado em março de 2020, após a cerimônia que acendeu a chama olímpica para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Foram totalmente renovadas as instalações de alojamento, salas de conferência, refeitório, cozinha, biblioteca e instalações desportivas. As renovações incluem instalação de tecnologias de rede de última geração, atualização da iluminação externa, filtragem de água, sistema de esgoto e melhoria na acessibilidade para cadeiras de rodas.
Academia Olímpica Internacional
Localizada na antiga Olímpia, na Grécia, próxima a um sítio arqueológico, a IOA se dedica a oferecer programas e experiências educacionais olímpicos únicos. Ela foi criada em 1961 com a missão de estudar e implementar os princípios do espírito olímpico, além de consolidar a base científica desses valores. A IOA acolhe jovens, estudantes universitários, educadores e atletas olímpicos, ou quem mais desejar compreender, estudar, aprender sobre os valores e sua filosofia de forma significativa.