O World Athletics Awards premiou a entidade gestora do atletismo brasileiro, e Wlamir Motta Campos dividiu o prêmio com os colaboradores, a comunidade, as entidades parceiras e os patrocinadores.
Fonte ASCOM CBAt
9 de dezembro de 2022 / Curitiba (PR)
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) foi a vencedora do World Athletics Awards 2022 na categoria Federação/Membro, um presente mais que especial de aniversário para a entidade, que completou 45 anos no dia 2 de dezembro e representava o continente sul-americano.
O Member Federation Award homenageia um órgão de gestão do atletismo nacional que foi além de servir seus atletas, fãs e comunidade. As outras federações indicadas eram: Real Federação Espanhola de Atletismo (Europa), Associação Guam de Pista e Campo (Oceania), Associação Administrativa do Atletismo da Jamaica (NACAC), Atletismo Quênia (África) e Associação da Coreia de Federações de Atletismo (Ásia).
“Queremos ser exemplo para as 27 federações estaduais, que elas entendam e queiram também ser as melhores do Brasil. Queremos que os atletas e treinadores entendam que torcemos por eles, mas também fazemos a nossa parte, nos esforçamos para ser os melhores do mundo, como eles fazem, todos os dias. É a busca permanente pela excelência”, afirmou Wlamir Motta Campos, presidente do conselho de administração da CBAt, que recebeu o troféu, trazido de Roma, Itália, por Hélio Gesta de Melo, presidente da ADC (Atletismo Sudamericano), que participou da reunião do Conselho da World Athletics.
A World Athletics possui 214 países membros (duas federações não estão ativas, suspensas), ainda assim é hoje uma das maiores federações do mundo, superando até mesmo a FIFA em número de países membros. “É uma entidade centenária – tem 110 anos – histórica, com reconhecimento global. Receber esse prêmio neste momento dá uma dimensão fantástica. Queremos essa sensação de pertencimento”, disse Wlamir.
“Esse prêmio é um combustível aditivado”, acrescentou o dirigente. O troféu de melhor do mundo – que será levado a todos os envolvidos na conquista durante o ano de 2023 – é um cartão de visitas para o mercado.” Segundo ele, isso tem um efeito em cadeia: gera mais recursos para a atividade-fim e faz a CBAt crescer, assim como o atletismo nacional, e permite a abertura de mais centrinhos de treinamento no fomento da base, mais oportunidade para as crianças, além de mais investimento no alto rendimento. “E, se Deus quiser, mais medalhas olímpicas”, destacou Wlamir, ressaltando que a gestão da CBAt tem a participação “fundamental” do medalhista olímpico Edson Luciano Ribeiro, vice-presidente.
“Esse prêmio é um combustível aditivado!”
A World Athletics explicou que a CBAt realizou seis eventos internacionais com sucesso em 2022: os campeonatos sul-americanos sub-18 e sub-23, os campeonatos sul-americano e pan-americano de Cross Country, o Gran Prix Internacional Loterias Caixa Brasil e o Meeting do World Athletics Continental Tour Bronze. O presidente da World Athletics, Sebastian Coe, esteve no Brasil para o Sul-Americano Sub-18, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), em São Paulo. Viu a organização de perto, participou de premiações e interagiu com os jovens atletas da América do Sul.
A humanização das competições – com recorevy e planos de saúde para atletas e diálogo com a comunidade – foi destacada pela WA e pela entidade sul-americana. A comunicação aberta pelo presidente da CBAt com a comunidade integra essa humanização. “Tenho muito orgulho de tratar a comunidade do atletismo com a importância que ela tem, de ver as competições humanizadas. Gosto de estar nas competições e sei que esse diálogo contribuiu para esse prêmio”, disse Wlamir, que está sempre presente nos estádios e chega a receber 500 mensagens por celular num único dia, vindas de integrantes da comunidade do atletismo.
A WA destacou ainda que a CBAt garantiu acordos revolucionários de patrocínios com as Loterias Caixa, patrocinadora máster do atletismo brasileiro, a Puma (agora ampliado até 2032, incluindo três ciclos olímpicos, por um período longevo de dez anos) e a Prevent Senior NewOn, beneficiando os atletas de elite, além de impulsionar o esporte nas bases. As Loterias Caixa, emitirãoum bilhete num dos sorteios para marcar a conquista de CBAt.
“O Brasil recebe com imensa alegria e orgulho o Member Federation Award. É uma conquista coletiva que compartilho com os colaboradores da CBAt, atletas, treinadores, árbitros, dirigentes, presidentes de todas federações do Brasil e patrocinadores.”
A CBAt enviou um vídeo do presidente Wlamir Motta Campos, a pedido do presidente da WA, Sebastian Coe, sobre a conquista do prêmio. A íntegra da mensagem:
“O Brasil recebe com imensa alegria e orgulho o Member Federation Award. É uma conquista coletiva que eu compartilho com os colaboradores da Confederação Brasileira de Atletismo, atletas, treinadores, árbitros, dirigentes, presidentes de todas as federações do Brasil e nossos patrocinadores. Os nossos agradecimentos ao Comitê Olímpico do Brasil e à Secretaria Especial de Esportes. E aos nossos patrocinadores Loterias Caixa, Prevent Senior NewOn, Puma, Solst, Max Recovery, Pista e Campo e PlayPiso.
É uma alegria para a CBAt poder cuidar dos atletas possibilitando uma melhor performance, com planos de saúde e trabalho de recuperação, sem custos para eles, que além de humanizar ajuda e muito a performance.
A CBAt trabalha da base ao alto rendimento, temos 60 Centros de Formação do Atletismo onde apresentamos a modalidade para crianças a partir dos 6 anos.
Participamos de todos os eventos com delegações completas, o que mostra nosso compromisso e respeito para com os nossos atletas protagonistas maiores da nossa modalidade.
Muitíssimo obrigado World Athletics. Muitíssimo obrigado atletismo brasileiro. É uma honra, um orgulho enorme, recebermos esse prêmio.”
Assista o VÍDEO apresentado por Sebastian Coe, presidente da World Athletics, com o anúncio dos vencedores de cada categoria.
Veja o VÍDEO da cerimônia no World Athletics.
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.