Paris 2024 revela planos extraordinários para a cerimônia de abertura no rio Sena

Paris 2024 revela planos extraordinários para a cerimônia de abertura no rio Sena

A decisão vai de encontro com as novas resoluções do COI para os Jogos Olímpicos, com mais inclusão do público e aproveitamento do espaço urbano da cidade-sede

Fonte COI
16 de dezembro de 2021 / Curitiba (PR)

Na segunda-feira (13) foi aprovada pelo conselho de administração do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 a localização da cerimônia de abertura: o rio Sena. Ao invés do cenário tradicional de um estádio, Paris 2024 irá inovar ao ter como plano de fundo uma das cidades mais icônicas do mundo. Para isso, 160 barcos levarão as delegações por uma rota de seis quilômetros de Pont d’Austerlitz até Trocadéro, passando, no trajeto, por diversos monumentos parisienses famosos, como a Catedral de Notre Dame, o Museu do Louvre e a Torre Eiffel.

O acesso do público será gratuito, através das margens do rio e áreas de observação nas diversas pontes e cais ao longo do percurso, e mais de 600 mil espectadores são esperados para das as boas-vindas aos atletas de todo o mundo no desfile das nações.

“Organizar a cerimônia de abertura ao longo do Sena, um rio extremamente emblemático no coração da cidade, se alinha perfeitamente com o que nós ambicionamos para Paris 2024, ou seja, uma forma de reinventar o modelo dos Jogos, abrindo a participação para o máximo de pessoas possíveis”, explica Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), sobre o novo conceito dos Jogos Olímpicos.

Segundo Tony Estanguet, o presidente de Paris 2024, a cerimônia “será nada mais e nada menos do que mágica” © Paris 2024

Segundo Tony Estanguet, presidente de Paris 2024, “a cerimônia de abertura será nada mais e nada menos do que mágica. Sua encenação será inovadora. Será uma cerimônia para o povo, e, por isso, aberta a todos, o que mostrará ao mundo o melhor da França. Pretendemos fazer uma festa como nenhuma outra jamais vista, e o mundo inteiro está convidado.”

A diretoria de Paris 2024, além da mudança no conceito da cerimônia, também aprovou uma série de mudanças nos locais de competição. O objetivo dessas adaptações é permitir uma melhor utilização de sítios já existentes, continuando a construir um cenário excepcional para as competições olímpicas e paralímpicas no coração da capital francesa. Les Invalides, Pont Alexandre III, Pont d’Iéna, o Trocadéro e o pátio do Hôtel de Ville estão agora incluídos na rota das corridas de rua.

A maratona começará no Hôtel de Ville e terminará em Les Invalides. Os atletas do ciclismo de estrada sairão de Les Invalides e terminarão na Pont Alexandre III, que também será palco para a maratona de natação e triatlo. Por fim, a Pont d’Iéna, no sopé da Torre Eiffel, servirá de partida e chegada para provas de ciclismo e caminhadas desportivas.

banner fiore

administrator

Outras Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *