Integrantes da delegação brasileira podem fazer denúncias por telefone ou pelo site
Fonte COB
23 de novembro de 2021 / Curitiba (PR)
A delegação brasileira que participará dos Jogos Pan-Americanos Júnior Cali 2021, entre os dias 25 de novembro e 5 de dezembro, terá um canal exclusivo de ouvidoria e ética para realizar denúncias durante a missão. Assim como já ocorreu nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019 e nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) decidiu criar uma ferramenta independente, sigilosa e imparcial para os públicos interno e externo que possuam algum vínculo com a entidade.
“A criação de um canal de ouvidoria e ética exclusivo a cada nova missão é um compromisso que assumimos para que não haja qualquer comportamento impróprio, abusivo ou antiético no ambiente esportivo. Precisamos sempre divulgar este tipo de ação e encorajar os integrantes da delegação a utilizarem essa ferramenta, caso seja necessário”, afirma o presidente do COB, Paulo Wanderley.
Parte integrante do Programa Esporte Seguro, o canal de ouvidoria e ética do COB acolhe todos os tipos de denúncias, desde assédio moral e abuso sexual até casos de corrupção, doping e manipulação de resultados.
“O processo de denúncia é feito de forma bem simples, podendo ser iniciado virtualmente ou por meio de um telefone exclusivo. Assim que houver o registro, a ocorrência é encaminhada ao compliance officer, que faz as devidas análises e avaliações. E é sempre importante destacar que o anonimato e o sigilo da denúncia estão sempre garantidos, mesmo quando a denúncia não for confirmada”, explica o compliance officer do COB, Nelson Valsoni.
Os canais de atendimento do canal de ouvidoria e ética são: o telefone 01-800-5189952 (exclusivo para Cali 2021) e o site www.contatoseguro.com.br/cob. Ambos funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana.