Em formato online, o encontro divulga trabalhos científicos relacionados ao desenvolvimento do esporte paralímpico e será realizada entre os dias 18 de novembro e 16 de dezembro
Fonte IPC
8 de novembro de 2021 / Curitiba (PR)
A 10ª edição da conferência VISTA 2021, organizada pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC) será realizada em formato remoto no dia 18 de novembro. Com o tema “Aplicação ao pódio – traduzindo pesquisa e desenvolvimento para o desempenho do atleta”, o evento será realizado ao longo de seis dias, com sessões virtuais de três horas, até o dia 16 de dezembro de 2021.
O painel de “classificação baseada em evidências” abrirá a conferência no dia 18 de novembro, seguido por “saúde e medicina” no dia 22, “tecnologia no esporte paralímpico” no dia 29, “legado sociocultural” no dia 1º de dezembro, “ética e integridade” no dia 14 e, por fim, “desempenho paralímpico” no dia 16, fechando o evento.
Todas as sessões terão um discurso de abertura, apresentações, painéis de discussão com especialistas renomados e sessões de perguntas e respostas com os participantes. Algumas das apresentações foram pré-gravadas e já estão disponíveis neste site.
Debbie Alexander, presidente do comitê científico da VISTA 2021, disse estar muito satisfeita com o andamento dos processos prévios ao evento. “Por meio da realização virtual do evento, todas as informações, pesquisas, conhecimentos, interações interdisciplinares entre cientistas do esporte, atletas, treinadores, administração e a mídia são processos muito mais acessíveis a todo o movimento paralímpico.”
Projetado para funcionar, também, como uma plataforma para os cientistas e os pesquisadores do esporte dialogarem com especialistas da área, o a VISTA 2021 contará com a presença de ilustres universidades. Entre elas KU Leuven, da Bélgica; Universidade de Stellenbosch, da África do Sul, a Escola Sueva de Esportes e Ciências da Saúde, da Suécia; a Escola de Cinesiologia, dos Estados Unidos; a Universidade Western, do Canadá; a Universidade de Pittsburgh, dos Estados Unidos; e a Universidade de Yonsei, da Coreia do Sul.
Todos aqueles que participaram dos Jogos Paralímpicos de Roma 1960 a Tóquio 2020 têm acesso gratuito à conferência e a taxa de inscrição também é dispensada para os delegados originários dos países pertencentes ao grupo dos 50% abaixo da linha do Índice de Desenvolvimento Humano da ONU pelo ranking 2020.