Eventos realizados em Vila do Conde, Portugal, são um marco na retomada dos eventos da ITKF em nível global
Por Paulo Pinto
27 de outubro de 2021 / Curitiba (PR)
Após o longo período de isolamento imposto pela pandemia em nível global, a International Traditional Karate Federation (ITKF) retomou as atividades presenciais na Europa. Por ser um dos países com melhor controle da pandemia na atualidade, Portugal foi o país escolhido para sediar o primeiro evento pós-pandemia.
O Master Course 2021 e a Copa Europeia de Karatê Tradicional cumpriram as normas de segurança e os protocolos de saúde estabelecidos pela União Europeia, e ambos os eventos receberam número limitado de participantes.
O Master Course reuniu 70 instrutores de todo o continente europeu, preenchendo assim todas as vagas disponibilizadas. O curso foi ministrado pelos integrantes do Comitê Técnico da ITKF, senseis Eligio Contarelli (Itália), Justo Gomez (Argentina) e Gilberto Gaertner (Brasil). O encontro contou também com a presença de um convidado especial, shihan Dino Contarelli, da Itália, coordenador do shihankai da ITKF.
Aulas teóricas e práticas sobre aspectos técnicos, fisiológicos, biomecânicos, filosóficos e de arbitragem compuseram o Master Course 2021. Ao final foram avaliados os técnicos, árbitros e examinadores. O aproveitamento, segundo os integrantes da Comissão Técnica, foi muito positivo, resultando na certificação de 25 novos técnicos e 15 novos árbitros internacionais.
Além do curso, a Copa Europeia reuniu um número reduzido de participantes, atletas jovens e adultos de sete países no Pavilhão Desportivo Municipal de Vila Chã, visando a atender os protocolos de segurança. O chairman da ITKF Europa, sensei Roman Pavlovič, e o presidente da ITKF Portugal, sensei Fernando Silva, fizeram também excelentes avaliações dos eventos.
Roman Pavlovič, chairman da ITKF Europa e vice-presidente da Federação Eslovena de Karatê Tradicional (SZTK), enfatizou a importância histórica do encontro que marcou a retomada das atividades da ITKF na Europa e em nível global.
“Os eventos realizados em Portugal marcam o início de uma nova era para o karatê tradicional. Acreditamos que agora poderemos retomar o nosso calendário e iniciar 2022 com força total”, disse o dirigente esloveno.
O professor Fernando Silva falou sobre sediar três importantes eventos em Vila do Conde. “Foi desafiador, mas sabíamos que a ITKF precisava dar o primeiro passo pós-pandemia, e com o apoio de vários países da Europa e diversos setores da nossa organização, pudemos retomar a atividade e projetar os próximos passos que serão dados no sentido de impulsionar cada vez mais o karatê tradicional”, disse o presidente da ITKF Portugal.
O Master Course e a Copa Europeia foram acompanhados da realização da primeira assembleia geral da ITKF de forma híbrida (presencial e virtual). O chairman da ITKF, sensei Gilberto Gaertner, avaliou muito bem as atividades que marcaram a retomada dos eventos presenciais
“É um momento muito importante para todos nós da ITKF, que ao longo da pandemia tivemos muito cuidado com nossos filiados. Parabenizo o excelente trabalho realizado pela Federação de Portugal, bem como a ITKF Europa, o comitê técnico e o shihankai. Os eventos foram excelentes e marcaram a retomada histórica de nossa instituição”, concluiu Gaertner.