Felipe Okano e Maiara Alves são os brasileiros no Hopes Américas, que vai acontecer no Equador

Felipe Okano e Maiara Alves são os brasileiros no Hopes Américas, que vai acontecer no Equador

Período de treinamentos promovido pela ITTF para jovens promessas do tênis de mesa acontece em Cuenca; ao final do evento, atletas disputam classificação para o Hopes Mundial

Fonte Nelson Ayres e José Augusto Assis / CBTM
8 de outubro 2021 / Curitiba (PR)

O Brasil terá dois representantes no Hopes Américas, que começa na próxima segunda-feira (11) em Cuenca, no Equador. Felipe Okano e Maiara Alves, ambos participantes da Detecção Nacional de Talentos da CBTM, vão embarcar para o evento, que consiste em um período de treinamentos promovido pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) para atletas considerados promissores na modalidade. Ao final do período, no sábado (16), os participantes disputam um torneio que vale a classificação para o Hopes Mundial que acontece em Amman, na Jordânia, entre 8 e 14 de dezembro.

Os atletas conseguiram a classificação para o período de treinamentos em Cuenca através de uma triagem feita online. Em abril deste ano, os jovens mesa-tenistas realizaram atividades (treinos de backhand e forehand, por exemplo) filmadas e que, posteriormente, eram enviadas para avaliadores. Durante a observação, alguns atletas se destacaram e foram chamados para o evento no Equador. Foram os casos dos dois brasileiros.

Okano tem 12 anos e, atualmente, joga pelo Clube de Campo de Piracicaba. O mesa-tenista tem o sonho de jogar grandes competições e a meta de se desenvolver para alcançar o seu objetivo.

“Eu quero me desenvolver bastante até os 18 anos e quero um dia jogar Mundiais e Olimpíadas. Estar em uma Olimpíada é um sonho grande que sempre quero ter na minha vida e, se eu um dia alcançar, eu vou fazer de tudo para ganhar, vou dar a minha vida. Quero superar os meus limites”, prometeu o brasileiro, que vai para o Equador acompanhado do pai e treinador, Fábio Okano.

Maiara Alves é uma das atletas que vai disputar o Hopes Américas © Miriam Jeske

Maiara compartilha do mesmo sonho do compatriota. Com 11 anos, ela defende o Itaim Keiko / JJYamada (SP) e contou que quer pleitear uma vaga para o período de treinamentos que vai acontecer na Jordânia no final do ano.

“Eu espero que eu consiga melhorar os meus treinos e que eu consiga me classificar para o Hopes Mundial. Tenho o sonho de jogar os Jogos Olímpicos, então tenho de treinar muito para alcançar o que eu quero”, disse Maiara, que recentemente foi campeã do TMB Platinum, em Uberlândia.

Classificados pelo mundo

Para o Hopes Mundial, alguns nomes já são conhecidos. Entre as meninas, Madeha Elmallah, do Egito, e Ela Saidi, da Tunísia, se classificaram no continente africano. As vagas asiáticas já foram definidas também. Vão para a Jordânia: Hansini Mathan Rajan, da Indonésia; Ming Ying Loy, de Singapura; e Kulapassr Vijitviriyagul, da Tailândia. A espanhola Irina Gimeno, a tcheca Hanka Kodetova e a alemã Josephina Neumann representam a Europa. A australiana Daisy Xie é a classificada pela Oceania.

No masculino, o tunisiano Amir Essid e o sul-africano Ruan Scholtz vão pelo continente africano. Pela Ásia, estão classificados o malasiano Tey Hong Yu, o singapurense Chan Jing He e o indonésio Parth Prakhakar. Os europeus que estarão no Hopes Mundial são: Kacper Piwowar, da Inglaterra; Jakub Kabelka, da República Tcheca; e Matt Ethan Closset, da Bélgica. O australiano Leonard Piyachai vai pela Oceania.

Para o continente americano, três vagas estão abertas para cada naipe e serão definidas no torneio ao final do período de treinamentos do Hopes Americas.

https://carros.peugeot.com.br

administrator

Outras Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *