O presidente do COB realizou palestra sobre a campanha do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio e a preparação para Paris 2024
Fonte COB
21 de setembro 2021 / Curitiba (PR)
O presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB) Paulo Wanderley Teixeira participou de um encontro na Secretaria de Esportes e Lazer do Espírito Santo (Sesport) para uma palestra sobre a campanha do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio e o início da preparação no ciclo olímpico para Paris 2024. A iniciativa faz parte do evento “Somos Campeões”, que contou ainda com homenagens às paratletas capixabas medalhistas nas Paralimpíadas, além de informações sobre os programas esportivos da secretaria.
Durante o encontro, Paulo Wanderley fez uma apresentação sobre o resultado expressivo conquistado pela delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que terminou com o Brasil na 12ª posição no quadro de medalhas, com sete ouros, seis pratas e oito bronzes, totalizando 21 medalhas. Além disso, o presidente do COB citou um pouco do complexo desafio que foi a competição, afetada diretamente pela pandemia do covid-19, e o processo logístico de levar atletas, técnicos e outros profissionais ao Japão.
“Todo esse resultado foi programado e previsto. O fato de estarmos em 12º lugar em um universo de 206 países é marcante e definitivo. Foi uma programação que fizemos com a nossa área de esportes e assim também prevemos um resultado positivo para Paris 2024”, disse o presidente do COB, que reforçou. “O Brasil foi o segundo país na história a melhorar o seu desempenho nos Jogos Olímpicos depois de sediar a competição. Antes, a única nação a ter conquistado tal façanha foi o Reino Unido, após os Jogos de Londres, em 2012.”
Ainda durante a apresentação, o presidente do Comitê Olímpico do Brasil também reforçou a importância de que a preparação para o ciclo até Paris, em 2024, seja feita com ainda mais empenho, visto que o tempo será menor.
O secretário de estado de esportes e lazer, Júnior Abreu, e a atleta de ginástica rítmica, Geovanna Santos, falaram sobre a importância da presença do presidente Paulo Wanderley no evento e do investimento do governo do Espírito Santo no esporte.
“A vinda do Paulo Wanderley nos motiva ainda mais. Sabemos a importância do atleta olímpico e nós temos bons representantes aqui no estado. Acreditamos que com os investimentos que estamos fazendo vamos ampliar o número de atletas nos próximos Jogos Olímpicos”, afirmou Júnior Abreu.
“O apoio do estado e do presidente Paulo Wanderley são fundamentais para que nós atletas possamos realizar os nossos sonhos, assim como conquistei o meu ao representar o país nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020”, disse Geovanna Santos.
O Somos Campeões ficou marcado também pela homenagem feita pela Sesport às três paratletas que conquistaram medalhas nas Paralimpíadas representando o Espírito Santo. Capixabas de Cariacica e Venda Nova do Imigrante, respectivamente, Patrícia Pereira e Luiza Fiorese ganharam o bronze na natação e no vôlei sentado. Carioca, mas morando no estado há um ano para concluir seus treinamentos, a nadadora Mariana Gesteira, bronze no Japão, também foi homenageada durante o evento.
Contando com a presença de atletas, secretários municipais de Esportes, presidentes de federações e entidades esportivas, o evento Somos Campeões reuniu aproximadamente 60 participantes.