Presidente do COB detalha estratégia comercial em negociação com Adidas por patrocínio

Presidente do COB detalha estratégia comercial em negociação com Adidas por patrocínio

Em entrevista exclusiva ao Lance!, Marco Antonio La Porta revelou os caminhos que levaram o Comitê Olímpico do Brasil a fechar acordo com a marca alemã.

Por Vinicius Barbosa Harfush e Beatriz Pinheiro / Lance!
Curitiba, 13 de setembro de 2025

Reportagem de Vinicius Barbosa Harfush e Beatriz Pinheiro, do Lance!, mostra como Marco Antonio La Porta, em seu primeiro ano à frente do COB, vem redesenhando a estratégia comercial e de marketing da entidade, e detalha os bastidores da negociação que resultou na chegada da Adidas como fornecedora oficial do Time Brasil para o ciclo até Los Angeles 2028.

Em seu primeiro ano à frente da gestão do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Marco Antonio La Porta anunciou mudanças no direcionamento comercial e de marketing da entidade em 2025, como a troca de executivos do setor e novos acordos de patrocínio para a instituição. Entre eles, a chegada da Adidas como nova fornecedora de material esportivo para as missões do COB no ciclo até os Jogos de Los Angeles, em 2028. A mudança para a empresa alemã faz parte da estratégia de expansão de marca e possibilidade de novos negócios.

Marco La Porta detalhou bastidores da negociação e quais as decisões tomadas pelo COB para fechar o acordo com a Adidas no começo deste ano. A marca substitui a atual chinesa Peak, que fornecia os uniformes do Time Brasil no ciclo das Olimpíadas de Paris e da Riachuelo, marca brasileira que vestiu os atletas na Cerimônia de Abertura. O executivo explicou ao Lance! que a ação já estava prevista desde a sua chegada ao comitê.

Atualmente, o COB tem 22 marcas como patrocinadoras oficiais e com um ticket médio maior do que o ciclo anterior. Os contratos assinados pela gestão La Porta seguiram um padrão de, no mínimo, quatro anos (2025-2028) e outros já incluindo ciclo até Birsbane, em 2032.

Adidas vestirá os atletas do COB a partir de 2026 © Alexandre Loureiro / COB

La Porta detalhou que o COB foi quem teve a iniciativa de fechar com a empresa. A organização negociava com quatro marcas de grande porte do setor esportivo para substituir a Peak, que estava em reta final de contrato, e a escolha pela Adidas ganhou força pelo alcance da marca no mercado, principalmente na relação com o público, que poderá passar a consumir os produtos utilizados pelos atletas do Time Brasil.

– A chegada da Adidas é uma mensagem clara de que o COB quer estar ao lado de marcas grandes e que atraem outras marcas grandes. A Adidas entendeu essa mensagem e sua entrada já trouxe outras marcas. (…) Estávamos negociando com quatro marcas e eu falei: “quero a Adidas”. E conseguimos fechar atendendo os três itens. Um é o recurso financeiro, menor nos primeiros anos e aumentando ao longo do ciclo, depois o percentual em cima do licenciamento e o material. Então temos uma marca grande e um material de excelente qualidade – explicou o presidente do COB.

Anteriormente, a Peak fornecia os materiais para o Time Brasil, mas não tinha alcance do mercado para vender os materiais ao público geral, o que gerava incômodo em parte do público que gostaria de ter acesso às peças lançadas, mas não encontrava nas lojas. Agora, com a presença comercial da empresa alemã no Brasil, isso será possível.

A estreia dos uniformes da Adidas como patrocinadora do COB será nos Jogos de Inverno, que acontece na Itália, nas regiões de Milão e Cortina d’Ampezzo. Na sequência, os atletas usarão o material nos Jogos Olímpicos da Juventude Dakar 2026, no Senegal, e nos Jogos Sul-Americanos em Santa Fé, na Colômbia. Até 2028, serão nove missões do Time Brasil vestindo a marca das três listras.

Adidas retoma parceria e já tem acordos com atletas

Essa não será a primeira vez que o Comitê Olímpico do Brasil e a Adidas firmam uma parceria comercial para vestir os atletas do país em Jogos Olímpicos. Coincidentemente, nos jogos de Los Angeles de 1984 o Brasil também usava a marca alemã.

Atualmente, a Adidas tem acordos comerciais com atletas brasileiros medalhistas olímpicos, como a ginasta Rebeca Andrade, Beatriz Souza, do judô, Alison dos Santos, do atletismo, e os skatistas Raicca Ventura, Felipe Gustavo e Gui Khury. Jogadores das seleções masculina e feminina de vôlei também têm contratos de patrocínio, como Thaísa Daher, Pri Daroit, Kisy Nascimento, Tifanny, Douglas Souza e Darlan Souza.

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