A conscientização sobre esportes paralímpicos atinge novos patamares no Malawi

A conscientização sobre esportes paralímpicos atinge novos patamares no Malawi

A nação da África Oriental celebra a participação paralímpica de Tóquio 2020 e o prêmio I’mPOSSIBLE

Por IPC
12 de outubro de 2021 / Curitiba (PR)

O recente sucesso esportivo paralímpico do Malawi não passou despercebido e está ganhando manchetes no País africano. Os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 viram a corredora de média distância com deficiência visual Taonele Banda, a primeira e única paralímpica do País, competindo em seus segundos Jogos sucessivos.

Alguns dias depois, na cerimônia de encerramento, a Escola Lilongwe LEA do Malawi foi reconhecida pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC) por seu compromisso com a inclusão da deficiência e pela implementação bem-sucedida do programa educacional I’mPOSSIBLE.

No final de setembro, uma coletiva de imprensa foi realizada no Instituto Kamuzu para a Juventude em Lilongwe, a capital malauiana, para celebrar essas conquistas. Personalidades educacionais e esportivas e membros da mídia nacional estavam presentes.

Noel Mwango, diretor de educação para necessidades especiais do Ministério da Educação, disse: “Estou dizendo a toda a nação que, quando falamos que é possível, eles devem realmente levar isso a sério. Aquelas crianças que têm deficiência não devem ser mantidas nas casas, mas sim ir para a escola.”

A Lilongwe LEA School pegou os valores paralímpicos de coragem, determinação, inspiração e igualdade e os aplicou diariamente em suas salas de aula. I’mPOSSIBLE teve um forte impacto na autoestima dos alunos para realizar seu potencial, quebrando barreiras entre alunos com e sem deficiência e inspirando professores encorajados pelas mudanças observadas em seus alunos.

Taonele Banda, corredora de média distância com deficiência visual é a primeira e única atleta paralímpica do País © Buda Mendes / Getty Images

“O prêmio é um testemunho do forte desejo da escola de liderar a criação de uma sociedade inclusiva no Malawi”, disse Charity Sondo, professora da escola Lilongwe LEA. “I’mPOSSIBLE é uma ferramenta vital no combate à discriminação e, ao mesmo tempo, dá esperança a milhões de pessoas com deficiência no Malawi e além, porque se encaixa naturalmente nos currículos escolares, usando materiais e ideias simples, locais e adaptáveis para treinar professores e alunos, tornando a coexistência uma obrigação para todos.”

A Lilongwe LEA School também receberá uma bolsa do Comitê Paralímpico Internacional (IPC) para adquirir equipamentos esportivos, já que eles não puderam viajar para Tóquio e participar da cerimônia de encerramento para receber o prêmio. O vice-presidente do Comitê Paralímpico do Malawi, Joseph Galanje, acrescentou: “Temos uma dupla celebração, como comitê e também como nação do Malawi. Em primeiro lugar, porque Taonele nos representou e conseguiu diminuir seu tempo. Ela é a 10ª no mundo na corrida de 1.500m e a terceira na África. Mas também estamos felizes porque nossa escola, Lilongwe LEA, ganhou um prêmio internacional pela inovação do programa I’mPOSSIBLE que nossos alunos criaram.”

O programa I’mPOSSIBLE visa difundir os valores paralímpicos e a visão do movimento paralímpico aos jovens em todo o mundo. Através da educação da inclusão, visa desafiar e mudar as percepções de como os jovens percebem as pessoas com deficiência, criando assim uma sociedade mais inclusiva.

Noel Kenani, estudante da Lilongwe LEA School, disse: “Estou muito feliz por termos vencido porque aqui mostramos que somos capazes de fazer as coisas.”

O professor da Universidade do Malawi, Mufunanji Magalasi, acrescentou: “Por causa deste prêmio, estamos agora no mapa do mundo dos Jogos Paralímpicos e do esporte paralímpico.”

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