Ex-presidente do comitê de candidatura de Almaty aos Jogos Olímpicos de Inverno 2022 é preso

Ex-presidente do comitê de candidatura de Almaty aos Jogos Olímpicos de Inverno 2022 é preso

Karim Massimov também é ex-primeiro-ministro do Cazaquistão e é acusado de traição

Fonte Liam Morgan / Inside the Games
10 de janeiro de 2022 / Curitiba (PR)

O ex-primeiro-ministro do Cazaquistão, Karim Massimov, foi preso sob suspeita de traição. A detenção foi anunciada pelo Comitê de Segurança Nacional, órgão do qual já foi chefe até ser removido pelo atual presidente Kassym-Jomart Tokayev durante uma agitação generalizada e protestos violentos que assolaram o país na semana passada. Massimov presidiu o comitê de candidatura da cidade de Almaty aos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022.

Massimov se apresentou ao Comitê Olímpico Internacional (COI) para defender a candidatura da cidade de Almaty em Lausanne em junho de 2015. A cidade acabou perdendo para Pequim por apenas quatro votos. A votação, inclusive, foi muito mais acirrada do que o esperado na época. Karim sugeriu que a votação sofreu problemas de integridade no sistema de votação, o que levou o presidente do COI, Thomas Bach, a adotar o uso de cédulas por escrito.

Protestos violentos foram realizados em todo o Cazaquistão esta semana em resposta ao preço da gasolina © Getty Images

O Cazaquistão enfrenta uma crise gigantesca após as manifestações provocadas pela duplicação dos preços dos combustíveis, em especial o gás, levando a violentos confrontos em todo o país e resultando na detenção de cerca de quatro mil pessoas. O Ministério do Interior afirma que 26 “criminosos armados” e 18 oficiais de segurança foram mortos nos confrontos. Almaty e outras cidades da extinta União Soviética foram colocadas em estado de emergência em resposta aos protestos.

Karim Massimov foi primeiro-ministro do Cazaquistão de janeiro de 2007 a setembro de 2012 e entre abril de 2014 e setembro de 2016. Ele trabalhou em colaboração com o ex-presidente Nursultan Nazarbayev, que governou o país por três décadas após a independência da União Soviética, em 1991. O presidente da Rússia Vladimir Putin enviou centenas de soldados ao Cazaquistão em uma tentativa de restaurar a ordem.

https://carros.peugeot.com.br

Outras Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *